Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Montijo

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Montijo

Dia Internacional da Literacia I 8 de setembro

dia i literacia.png

Criado pela UNESCO em 1966, o Dia Internacional da Literacia celebra-se a 8 de setembro e pretende  reforçar a nível mundial, a importância da literacia como um direito humano fundamental e a base para a aprendizagem ao longo da vida.

O objetivo da data é destacar a importância da literacia para as pessoas e para as sociedades. Numa sociedade moderna, tecnológica e avançada, são ainda muitos os milhões de pessoas adultas ainda não sabem ler nem escrever e de crianças em idade escolar que não vão à escola. Cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo não têm competências básicas de alfabetização, destacando-se cerca de meio milhão de portugueses sem essas habilitações.

Neste ano de 2020 o tema proposto pela UNESCO será o ensino e aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19, tendo como foco o papel dos educadores e a mudança de pedagogias. O tema destacará a aprendizagem da alfabetização numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida com o foco em jovens e adultos. A recente crise do Covid-19 evidenciou o hiato  as desigualdade no acesso ao ensino e à aprendizagem.

literacy day.png

O PNL 2027 convida à participação no Encontro online promovido pela UNESCO no dia 8, entre as 12.30h e as 14.30h e desafia o públio em geral a oferecer um livro.

Para mais informações consulte PNL 2027