Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Inclusão, Tolerância, Empatia...
"Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa de não deixar ninguém para trás.", in Nações Unidas
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
A ONU - Organização das Nações Unidas é responsável pela criação da comemoração, estabelecida a 14 e outubro de 1992.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.
À medida que as crianças crescem, as suas opiniões são moldadas pelos adultos e pela sociedade em geral, o que frequentemente encoraja certas atitudes em relação às pessoas com deficiência.
Quando entram na escola, as crianças começam a adotar os comportamentos e opiniões dos adultos ao seu redor. No entanto, as crianças em idade pré-escolar não percebem as deficiências e aceitam naturalmente pessoas que são diferentes delas. Portanto, para garantir que a sociedade se torna mais inclusiva, os pais devem explicar aos filhos que todas as pessoas são iguais, têm direitos iguais e devem participar plenamente na sociedade, independentemente de suas capacidades mentais ou físicas.
“As crianças aprendem pelo exemplo e podemos dar-lhes um exemplo positivo! Deixe seus filhos brincar, aprender e rir com todos os seus pares, sejam eles com necessidades especiais ou em desenvolvimento típico, e veja que há mais que nos une do que nos divide. Deixe-os fazer perguntas sobre deficiência mental e física e esteja preparado para falar com eles sobre necessidades especiais sem tornar este um assunto “difícil”. Ensine às crianças o que elas nos ensinaram. ” - Natalia Vodianova, fundadora da Naked Heart Foundation
Esta curta-metragem faz parte de um esforço mais amplo de defesa da Fundação Naked Heart para aumentar a conscientização da sociedade a fim de mudar as atitudes em relação às pessoas com deficiências físicas e mentais e suas famílias.