Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Montijo

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas de Montijo

Dia Mundial da Alimentação

Sugestões de leitura

Alertar para a importância da saúde e do bem estar é o mote para o MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - "Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar" .

No Dia Mundial da Alimentação, destacamos a importância da alimentação para nossa saúde.

Sugerimos algumas leituras divertidas!

mamute.png

Título: Tarte de mamute
Autor: Jeanne Willis
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Livros Horizonte
No cimo da montanha vive um gordo mamute. Lá em baixo, no vale, vive um homem das cavernas esfomeado que, ao olhar para mamute, imagina uma tarte deliciosa. Mas transformar um mamute numa tarte não vai ser tarefa facil para o nosso 
 
........

desport.png

Título: Alimentação para desportistas
Autor: Olga López Torres
Ilustrador:  
Editora: Plátano
Em tempos não muito distantes sob o ponto de vista evolutivo, o ser humano sofria um imenso desgaste físico para conseguir obter o alimento diário. O nosso corpo não conseguiu assimilar o modo de vida sedentário e o excesso de alimentos das sociedades ocidentais, desenvolvendo-se um dos grandes males deste século: as doenças relacionadas com o excesso de peso. É um livro muito técnico, muito acessível, acerca daquilo que ingerimos e do que deveríamos realmente consumir para estarmos de boa saúde. Constitui também uma perspetiva prática sobre a alimentação que devemos seguir, consoante a nossa atividade diária e o desporto que tenhamos escolhido praticar.
 
........

calorias.png

Título: A família Calorias
Autor: Joana Santos, Pedro Moura
Ilustrador: Carlos Roque
Editora: Sinapis
Um dia, o João não consegue chegar à meta numa corrida na escola e esse é o ponto de partida para uma aventura com toda a família.
.......
 

poemas horta.png

Título: Poemas da horta e outras verduras
Autor: Manuela Leitão
Ilustrador: Marta Monteiro
Editora: Máquina de Voar
Poemas da horta e outras verduras? Mas, será que podemos fazer ou, mesmo, ler poemas sobre um nabo ou uma abóbora-menina?... Claro que sim. Aqui, acima de tudo, brinca-se. Com palavras, com poemas, com histórias. Por acaso — ou não será assim tão por acaso? —, as personagens são da horta, mas poderiam ser outras. E até tu podias entrar neste livro... ou eu, ou os teus amigos ou os meus vizinhos. Com tudo o que nos define. Com as nossas alegrias e tristezas, com as nossas qualidades e defeitos, com os nossos desejos e os nossos sonhos. São, sobretudo, pequenas histórias que acontecem todos os dias. Para as descobrires, só tens de estar atento… e ter alma de poeta!
........
 

lua.png

Título: A que sabe a lua?
Autor: Michael Grejniec
Ilustrador:  
Editora: Kalandraka
Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la… Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".
........
 

clube cientistas.png

Título: Um estranho caso na quinta
Autor: Maria Francisca Macedo
Ilustrador: Sara Paz
Editora: Booksmile
Como é usual nesta coleção, os irmãos, Catarina e os gémeos Chico e Carlos, são curiosos, fascinados pela ciência e por novas aventuras. No aniversário dos gémeos, os pais fazem uma surpresa com um piquenique numa quinta pedagógica. Mas quando lá chegam os portões estão a fechar. O guarda não os deixa entrar: o local onde se guardam os alimentos foi assaltado. Eles convencem-no a deixá-los entrar e tentam descobrir o acontecido. Mas também eles são assaltados e as coisas do piquenique desaparecem... Por fim descobrem o responsável. Ler o livro é participar na descoberta e ter a possibilidade de fazer experiências simples e interessantes.

Mais Sugestões Aqui