Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

bibliotecas@aemontijo.pt

bibliotecas@aemontijo.pt

20
Out20

Escravatura no Séc. XVIII

O que foi?

BE AEMontijo

Sabias que:

A riqueza criada pelo açúcar e pela exploração do ouro levou a um aumento de mão de obra escrava no Brasil nunca antes visto.

Inicialmente, recorreu-se à população indígena (Índios), mas como esta recusava trabalhar ou adoecia facilmente, os portugueses passaram a usar escravos vindos de África. Estes escravos eram capturados no interior do continente africano pelos europeus ou vendidos por tribos rivais, em mercados junto ao litoral. 

Abolião da escravatura.jpg

Depois, eram transportados em condições desumanas nos navios negreiros, como descreve um viajante florentino: “Faz dó ver como os trazem empilhados na coberta dos navios, mal alimentados, amarrados uns aos outros”.

Nem todos os escravos resistiam a estas longas viagens e acabavam por morrer devido à falta de alimentos, de higiene e às elevadas temperaturas.

Chegados ao Brasil, os que resistiam eram vendidos em mercados, como animais. Uma vez em terra, metem-nos num local onde, quem os quer comprar vai lá ver: examina-lhes a boca, obriga-os a fazer determinados gestos… o preço da compra varia…

Os escravos trabalhavam nos engenhos de açúcar, nas minas e nas plantações, horas a fio, sem quaisquer direitos e privilégios, a troco de comida e habitação. Quando tentavam fugir ou desobedeciam, eram chicoteados. Ninguém protegia os escravos, a não ser a Igreja, sobretudo os Jesuítas, Ordem Religiosa que os tentava defender dos abusos dos seus donos.

Todos os escravos eram agrupados nas grandes senzalas, que serviam de morada enquanto estavam sob o domínio do senhor de engenho ou fazendeiro. A libertação dos escravos só era dada a título excecional através de um documento: A Carta de Alforria.

Por um período superior a 300 anos, o Brasil foi o destino de 4,5 milhões de negros trazidos do continente africano.

Para que tudo terminasse, muito tempo correu…

camelia-branca.jpg

Até lá, os escravos usavam estratégias requintadas para se manifestarem. Uma dessas estratégias era a utilização de uma flor: camélia branca. 

A camélia branca representa o símbolo da liberdade e dos abolocionistas (aqueles que queriam abolir) brasileiros.

Os abolocionistas usavam uma camélia branca na lapela do paletó (casaco) e plantavam pés de camélias nos jardins das suas casas.

No dia 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea pela Princesa Isabel de Bragança.

princesa-isabel.jpg

Nesse dia, um domingo, dia comemorativo do nascimento de D. João VI, foi assinada pela sua bisneta a Princesa Dona Isabel de Bragança, e Rodrigo Augusto da Silva a lei que aboliu a escravatura no Brasil!

escravatura.jpg

 

Mais sobre mim

Escola a Ler - Diário de Bordo

Top Escritor

Top Leitor

Pesquisar

Sigam-me

Destaques da Semana

Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

BOX